Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Sweet Home

Dicas para um cardápio dos Alpes franceses

24/02/2017

  • Reprodução

    Que tal preparar um cardápio especial do Les Gourmands Club para surpreender seus convidados?

  • Reprodução

    Como petisco, um delicioso Pomme Rapé

  • Reprodução

    Saucisson à cuire para entrada

  • Reprodução

    É delicioso e bem recheado!

  • Reprodução

    Prato pincipal: Coq au Vin 

  • Reprodução

    E para sobremesa uma suculenta Torta de limão

   Que tal receber amigos em casa com um cardápio de sabores típicos dos Alpes franceses?

   “A culinária de Rhône-Alpes (chamada também de Auvergne-Rhône-Alpes) é considerada uma das melhores da França, não à toa cinco dos 19 chefs três estrelas do país estão por lá. Ou seja, a responsabilidade de reproduzir pratos típicos é grande!”, destaca o chef Marco Paulo Peluso, do Les Gourmands Club, que deu algumas dicas para quem quiser tentar!

   “Se tiver batatas em casa, pode começar preparando um petisco chamado Pomme Rapé, que nada mais é do que batatas raladas cruas, misturadas com ovos, salsinha e douradas em pouco azeite, no fogo baixo, para que elas cozinhem. Esta é uma especialidade da região de Saint-Étienne”, afirma. Confira a receita do petisco:

   Pomme Rapé (tempo de preparo: 40 minutos)

   Ingredientes:

2 batatas lavadas e descascadas
¼ de cebola
1 ovo
25 ml de azeite de oliva extravirgem
3 ramos de salsinha
50g de queijo parmesão ralado seco
100 ml de creme de leite fresco

   Modo de preparo:

   Rale as batatas com a parte grossa do ralador. Coloque as batatas raladas em um pano de cozinha limpo e seco, e esprema as batas girando as pontas do pano. Deixe escorrer a água. Bata o ovo e misture com as batatas, a salsa picada e a cebola finamente picada. Tempere com sal e pimenta.

   Em uma frigideira de fundo grosso já aquecida em fogo médio, coloque o azeite. Com o auxilio de uma colher, faça pequenos bolinhos. Coloque na frigideira e pressione levemente para que ele fique reto. Espere dourar, e vire. Depois de dourados, retire do fogo e escorre o excesso de azeite em papel toalha. Para o molho, aqueça o creme de leite e quando ferver abaixe o fogo e acrescente o queijo ralado. Misture bem e apague o fogo. Coloque o molho no fundo de um prato e, sobre ele os bolinhos. Decore com salsinha e sirva.

   Dicas do chef: Além de um delicioso petisco, os bolinhos também podem ser servidos como acompanhamento de carnes, principalmente, aquelas que levam molho.

   Para a entrada, a recomendação é um pão típico recheado com a especialidade de Lyon. “Em termos de especialidades, o que há de mais interessante por lá é a charcuteria (produtos com carne de porco curada) e os queijos. Conhecido aqui no Brasil como codeguim, e na Itália como cotechino, em Rhône-Alpes, esse prato recebe o nome de Saucisson à cuire, e leva carne de porco, sua pele e especiarias”, ensina.

   Como prato principal, seria o clássico francês Coq au Vin que, segundo contam, teria sido originalmente criado nessa região. “Sendo verdade ou não, são eles que controlam a criação dos frangos de Bresse, a ‘elite’ da raça, conhecida também como ave dos reis. Os mais destemidos podem replicar a receita com um frango ou galo inteiro. Se não for o caso, pode usar apenas a sobrecoxa”.

   Para fechar, uma torta de limão. “Se quiser ir além do difundido leite condensado, troque por açúcar mascavo, que dá uma cor caramelizada ao recheio. É uma receita praticamente sem chance de erro”, finaliza.

   O Pomme Rapé a gente já ensiou, para fazer o menu completo e receber todos os ingredientes mais receita em casa, garanta já sua experiência Rhône-Alpes no Les Gourmands Club e faça o pedido. E se mencionar ‘YESWEDDING’ na hora do pedido você recebe 15% de desconto.


 

Você também
pode gostar de...

Materia

Dicas para um cardápio...

Que tal receber amigos em casa...

Antena Yes

Leca Novo e Juliano...

Após seis anos de namoro, os...

Materia

Dicas para um cardápio...

Um capítulo a parte na culinária...