Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Matérias

Instituto Capim Santo: Receita para um futuro de sucesso

18/10/2016

  • Divulgação

    A chef Morena Leite

  • Divulgação

    Alunos do Instituto Capim Santo prontos para mais uma aula

  • Divulgação

    Em cinco anos, mais 700 jovens já se formaram pelo Instituto

  • Divulgação

    Instituto desperta nesses jovens o desejo de mudar suas realidades

Por Christiane Aguiar   

   Foi no conhecido centro histórico do vilarejo de Trancoso que a chef Morena Leite deu vida ao sonho de compartilhar seu conhecimento gastronômico e retribuir suas conquistas com a comunidade que a acolheu ainda criança. Assim, surgiu, em 2010, o Instituto Capim Santo, projeto que tem como objetivo capacitar jovens, de forma técnica e comportamental, para o mercado de trabalho, e que foi homenageado no evento de premiação do Wedding Awards #4.

   Aquilo que durante um tempo foi apenas uma ideia se transformou na realidade de mais de 700 jovens formados, nesses cinco anos, pelo Instituto e que aprenderam, desde o primeiro dia de aula, os princípios que norteiam o trabalho da chef na gastronomia: orgulho, humildade, respeito e comprometimento.

   Em 2012, a iniciativa ultrapassou as fronteiras do Quadrado chegando a São Paulo, onde, em parceria com o Instituto André Franco Vive, montou uma nova turma. De lá para cá, outras turmas surgiram na sede do restaurante Capim Santo, também em São Paulo, e na Barra do Sahy, em São Sebastião, dessa vez em parceria com o Verdescola. E, em breve, o projeto deve desembarcar em Belém (PA) e Itacaré (BA). Em 2015, o Instituto Capim Santo, em parceria com a ONG Gastromotiva, participou ainda do lançamento do Projeto OCA, que oferece cursos complementares para alunos que já foram capacitados pela ONG e que, hoje, estão no mercado de trabalho.

   Sem o objetivo de formar chefs, pois estes se formam com o tempo, ao longo de uma carreira, o Instituto busca despertar nesses jovens o desejo de mudar suas realidades, inspirando e mostrando a prática do trabalho na cozinha. Pensando nisso, são selecionados aqueles jovens que tenham vontade de superar os obstáculos impostos pela vida no seu dia a dia.

   Pois, como ensina a própria Morena: “Este pode ser um grande trunfo para o sucesso de uma vida profissional que, desde o inicio, deve ser pautada pela ética e honestidade. Cada dia e cada atitude ajudam a construir uma página da sua história. Pessoas que estão a sua volta hoje estarão amanhã em diferentes posições e estas podem te abrir ou fechar portas. Por isso, trate todos sempre com carinho e respeito. Procure ser gentil e generoso. Seja claro, pergunte aquilo que não sabe e procure ensinar quem estiver ao seu lado. Seja curioso e esforçado, mas também paciente e humilde. Procure ouvir mais, falar menos, fazer muito. Seja proativo e sempre pontual. Valorize seu trabalho e sempre o considere sagrado. Descubra seu talento e faça tudo o que fizer com amor”. (Declaração retirada da aula inaugural da chef Morena Leite)

#Matéria publicada na revista Yes Wedding #4
 

Você também
pode gostar de...

Antena Yes

Os três casamentos de...

Um dos maiores ícones de beleza...

Antena Yes

Os casamentos marcantes dos...

Que o enlace do Príncipe Harry...