Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Matérias

Cinquenta anos de amor

07/03/2013

  • Foto: Fernando Buzetti
  • Foto: Fernando Buzetti
  • Foto: Fernando Buzetti
  • Foto: Arquivo Pessoal

O YES WEDDING já contou um pouco da história de Alcides Manuel Braz Mateus e Aida Cruz Mateus, que completaram, recentemente, 50 anos de casados. Agora, leia na íntegra nossa entrevista com o casal, que é um exemplo de união bem sucedida para os jovens, baseada no amor e no respeito mútuo. Uma lição para todos que estão casados ou casando.

O que a comemoração de uma união de 50 anos representa para vocês e qual foi o momento mais emocionante nas Bodas de Ouro?

Como nós conseguimos construir uma família unida, queríamos compartilhar esta alegria com os amigos. O momento mais emocionante foi durante a cerimônia, na entrada dos cinco filhos, dez netos e dois bisnetos, e ver que tudo começou conosco, frutos de um casal.

Quais foram os momentos que marcaram a união?

Os momentos mais especiais que marcaram nosso casamento foi o nascimento de nossos cinco filhos!

Qual o segredo para um casamento duradouro?

No início, pensamos que era o amor que estava nos unindo, mas com o tempo percebemos que ele foi se construindo, dia a dia, com o companheirismo, a união, o respeito, a amizade, a tolerância. Sabendo ceder e se calar quando preciso, nas dificuldades e nas desavenças, tudo vai contribuindo para fortalecer este sentimento. Só o tempo e a perseverança fortalecem uma união. Não foi fácil e ainda não é fácil. Mas é uma conquista! E não há maior prazer do que você olhar para trás e ver tudo o que você construiu em nome deste sentimento.

Se tivessem a oportunidade de voltar ao tempo, mudariam alguma coisa?

Com erros e acertos, começaríamos tudo de novo! Por mais difícil que seja a dificuldade, a dor é o que fortalece.

Qual a importância da família para o casal?

A família é o começo. É a base de todas as relações. Seu alicerce é o casal e o amor que vão construindo dia a dia. Não o do conto de fadas, mas o que plantam e colhem. Procuramos ter sempre este entendimento. Você tem ideia do que é educar cinco filhos com diferença de mais ou menos um ano e meio entre eles? Cinco cabeças pensando e sentindo a seu modo? Cada um tem sua individualidade e fomos aprendendo a respeitá-las. Não é fácil conduzi-los a um denominador comum se não formos exemplo e educá-los com amor, impondo limites, frustrando e cobrando muitas vezes. Podemos dizer que todos se dão muito bem, há respeito, tolerância, companheirismo... Enfim, sabemos que nosso exemplo foi importante na relação deles e hoje também aprendemos muito com eles. É uma troca! É bom quando estão em casa, reunidos e felizes. Quando se reencontram é só alegria!

Se pudessem dar um conselho para os jovens casais, qual seria?

Em um relacionamento, não queira ter sempre a razão, pois a compreensão e a tolerância são determinantes para a convivência. A semente é o amor, mas para germinar precisa de cuidados. Que não desistam nas primeiras divergências e foquem sempre as qualidades para não apagar aquilo que te aproximou do seu par. Brigas e discussões todo casal tem. Mas só o amor combate o mal. E seguir os velhos ditados: “conte até 10 sempre” e “quando um não quer, dois não brigam”!

Você também
pode gostar de...

Antena Yes

Designer da Santa Lolla...

Depois de pensarem em diversos destinos...

Antena Yes

Bodas de Ouro...

...

Materia

Cinquenta anos de amor...

O YES WEDDING já contou um...