Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Matérias

A importância da iluminação do casamento

11/08/2015

  • Divulgação

    Geraldo Pernet

  • Douglas Daniel

    Veja como a iluminação é importante

  • Fernanda Scott

    Luzinhas com charme em decór de Nina Nasser

Por Manuella Menezes

   O pedido pode acontecer em casa, em um restaurante ou uma viagem romântica; ter direito a fala de joelhos, beijos, juras de amor à sós ou em público; ser premeditado ou feito de impulso... Não importa de que maneira acontece, após o “casa comigo?” – seguido por um exultante “sim!” – inevitavelmente vão se seguir alguns meses de preparativos. Vestido, bufê, local ideal, doces, música, fotógrafo etc etc etc. Seja intimista ou uma grande comemoração, são inúmeros os itens na lista de to do dos noivos. E todos esses citados são como “vitrines” do evento, recebem comentários – esperamos que sempre elogiosos – na hora. Além disso, podem influenciar diretamente no sucesso de uma ocasião tão especial. Porém, há uma escolha tão importante quanto, capaz de ofuscar ou valorizar qualquer outro detalhe da festa ou da cerimônia. É a iluminação.

   Se as luzes não combinarem perfeitamente com o cenário, a recepção pode ter ambientes claros ou escuros demais, ou que não valorizam peças que foram carinhosamente pensadas para estarem ali. A função da iluminação é valorizar todo o espaço. E não só no momento em que os votos, os sorrisos e as danças acontecem. Para garantir fotos de suspirar e um vídeo digno de uma história de amor, as luzes também devem estar no lugar certo.

   Para explicar como funciona esse papel e a importância dele, o YW conversou com Geraldo Amorim Pernet Filho, sócio, ao lado de Luis Carlos Cruvinel, da Ambiente Lighting. A empresa está no mercado há mais de quinze anos e tem como objetivo oferecer um serviço de alto padrão para cenógrafos, arquitetos e decoradores.

YES WEDDING-Qual foi o maior desafio que enfrentaram no início da sociedade?

Geraldo Filho - Somos preocupados com o resultado final. Nosso maior desafio, depois de desenvolver uma linha de refletores específicos para essa nova fase, foi formar uma equipe preocupada com a montagem e sempre em busca de um acabamento impecável.

YW- A iluminação nem sempre é tratada como item prioritário no planejamento de um casamento. No entanto, é essencial para o sucesso da festa e até mesmo da cerimônia. Como saber qual a iluminação certa para cada estilo de recepção? Existem “regras”?

GF- Quando falamos tecnicamente de iluminação, temos que considerar 4 fatores: a potência da lâmpada; o grau de abertura da lâmpada; a sua temperatura de cor; e a distância entre a lâmpada e o objeto. Considerando esses fatores, o resultado irá depender da escolha certa. Não existem regras, e para o cliente que nunca se preocupou com este assunto, é difícil fazer comparações, mesmo porque ele pode achar que o resultado foi bom, mas dificilmente saberá que poderia ter sido muito melhor. Por isso é importante o cliente confiar na escolha do decorador e/ou assessor escolhido.

YW- Como a iluminação pode transformar um lugar em um cenário suntuoso ou em um local aconchegante? Essas mudanças dependem de quê?

 GF- A iluminação serve para ressaltar os detalhes de arquitetura, cenografia e decoração. Identificar esses detalhes e escolher a melhor forma de iluminar é um trabalho conjunto do criador do projeto e do iluminador.

YW- Quais os projetos mais marcantes e desafiadores que já fizeram?

GF- Nesses 16 anos, com certeza já tivemos vários desafios, ou melhor, continuamos a tê-los.

Seja com a dificuldade para instalação do refletor num ponto exato, seja com o prazo de montagem. Já fizemos iluminação para coberturas com mais de 5.000 m2! Já os trabalhos mais distantes de São Paulo requerem um planejamento mais detalhado e um estoque de equipamentos disponíveis maior, uma vez que não dá para pedir mais refletores quando se está em outro estado.

YW- Como deve ser a parceria da decoração com a iluminação?

GF - A parceria é de total entendimento. Quando um decorador entrega um projeto à empresa de iluminação, com certeza ele tem uma expectativa de como o trabalho dele será visto e realçado. Essa parceria é mantida quando conseguimos atingir as expectativas do decorador e elogios do cliente. Sempre faço uma analogia que a empresa de luz é como um goleiro no futebol – não adianta defender todas as bolas e deixar passar só uma! A manutenção dos nossos clientes, nesse longo período, mostra que a Ambiente Lighting está no caminho certo.

YW-Qual a importância de um bom equipamento? Que itens você destacaria atualmente como mais modernos e que podem valorizar ainda mais o casamento?

GF- É fundamental ter um equipamento em perfeito estado visual e de manutenção. Essa manutenção corretiva e preventiva garante o sucesso do evento. Além disso, a variedade de equipamentos disponíveis amplia o leque de escolha, possibilitando melhor resultado para cada cena. Estamos em um momento de transição entre as lâmpadas tradicionais e de LED. Particularmente, ainda preferimos as tradicionais, até que as de LED evoluam mais. Quando falamos em Moving Lights, os BEAM são a bola da vez, com um faixo de luz bem definido e potente, que proporcionam ótimos efeitos

YW- Quais as principais diferenças na iluminação de casamentos diurnos e noturnos?

GF- O tipo de iluminação a ser proposta. Em casamentos diurnos, que normalmente chegam até a noite, temos que propor, na maioria dos casos, uma iluminação mais geral e menos pontual, visto que a claridade do sol supera o brilho da lâmpada, e mesmo porque não há necessidade de luz. Sempre devemos ter o controle da intensidade da iluminação utilizada, que precisa variar de acordo com o horário e quantidade de iluminação natural existente. 

YW- Tem mais alguma dica para dar sobre iluminação para os noivos que ainda estão em dúvida?

GF- A iluminação é fundamental para o conjunto da festa. É ela que, se bem feita, irá criar um ambiente agradável, com conforto visual, valorizando a decoração e a arquitetura do local escolhido, tudo isso na medida certa. Outro fator muito importante é a segurança dos equipamentos. Meu conselho é sempre contratar empresas estabelecidas, que trabalham de acordo com as normas técnicas e possuam um histórico positivo no mercado.

Você também
pode gostar de...

Materia

Inspire-se nas produções bridal...

Sempre que buscamos dicas de moda,...

Antena Yes

Outono na Itália...

Temperaturas mais amenas e um sem-fim...

Antena Yes

Detalhes do casamento de...

Joe Jonas e Sophie Turner estão...