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Beleza

O que são calorias vazias?

15/01/2018 por Dra. Daniela Jobst

  • Fotos: Reprodução

    Você sabe qual é a diferença entre calorias e calorias vazias?

  • As calorias vazias são provenientes de alimentos sem valor nutritivo, como doces, guloseimas e refrigerantes

  • Para garantir uma vida saudável, prefira alimentos naturais...

  • ... pratique exercícios e beba água!

   Todo mundo já sabe que manter uma alimentação saudável é simples. Basta comer comida de verdade, ou seja, sem rótulos! Comendo o que a natureza te oferece você receberá os micronutrientes – como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras –, além dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), importantes para uma boa saúde e qualidade de vida. Afinal, os macro e micronutrientes são elementos importantes para que tudo funcione bem no organismo e para que todas as funções orgânicas e biológicas sejam mantidas corretamente.

   Devemos consumir alimentos com densidade nutricional, aqueles que nos fornecem os nutrientes mais importantes e evitar o consumo de calorias vazias. Mas, você sabe qual é a diferença entre calorias e calorias vazias?

   Bom, a caloria é a quantidade de energia que um alimento fornece. Para saber o valor total de um determinado alimento, devemos considerar a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras que possui. Cada grama de proteína e de carboidrato tem 4 calorias, a grama de gordura tem 9, e cada ml de álcool possui 7 calorias.

   Dito isso, vamos às calorias vazias. Essas são provenientes de alimentos com pouco ou nenhum valor nutritivo, e que na maioria das vezes possui um valor energético elevado. Ou seja, são os alimentos que fornecem energia e nada mais.

   Refrigerante, balas, pirulitos, chiclete, doces feitos com muita farinha refinada e açúcar, álcool e itens industrializados são algumas das principais fontes calorias vazias, logo são pobres o não contém nutrientes essenciais ao organismo.

   Devemos ter sempre muito cuidado com nossas escolhas, e optar sempre que possível por aqueles que nos forneçam nutrientes. O excesso no consumo de calorias vazias leva ao sobrepeso ou obesidade, além de causarem diversos problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, câncer e problemas cardiovasculares.

   Vale lembrar algumas dicas simples para manter uma alimentação saudável:

   - Evitem alimentos industrializados (alimentos congelados, barrinhas energéticas, doces, produtos prontos, temperos prontos, salgadinhos, macarrão instantâneo, etc);
   - Evitem o excesso de açúcar na alimentação;
   - Exclua refrigerante e álcool;
   - Compre alimentos frescos, sempre que possível orgânicos;
   - Coma frutas, verduras e legumes diariamente;
   - Beba muito água ao longo do dia (de 8 a 12 copos);
   - Pratique atividade física, escolha uma prazerosa para você;
   - Crie sempre um ambiente saudável para as refeições;
   - Tenha equilíbrio sempre.

Dra. Daniela Jobst
Nutricionista – Clínica Nutrijobst
 

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