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Beleza

Cuidados com a alimentação no inverno

17/08/2017 por Dra. Daniela Jobst

  • Fotos: Reprodução

    No inverno, o ideal é consumir alimentos quentes

  • Gengibre pode ser usado nos chás

  • A canela também!

  • Temperos picantes, como a cúrcuma, também ajudam a aquecer

  • Trio de sopas da Urban Remedy

  • Urban Remedy tem várias opções de alimentos saudáveis para o inverno

  • Sopas Chickpea Cashew e Thai Carrot

  • O YW aprova e indica a Urban Remedy!

   No frio o organismo acelera o nosso metabolismo para manter o corpo aquecido. Assim, podemos aproveitar esse período para emagrecer alguns quilinhos.

   Como forma de prevenir problemas típicos do período, o ideal é cuidar do corpo e mente, com uma nutrição adequada, e evitando exposição excessiva ao frio e rajadas de vento.

   Procure consumir alimentos que te mantenham aquecido, como sopas mais espessas, chás quentes, água morna ao longo do dia, verduras cozidas, legumes no vapor, além de azeite, temperos e especiarias picantes – como cúrcuma, curry, pimenta e gengibre – que além de manter a temperatura, ainda possuem potencial anti-inflamatório.

   Segundo a medicina chinesa, o inverno afeta principalmente os rins e demais órgãos regidos pela água, no caso a bexiga, ossos e sistema reprodutor. Então, quando for preparar suas refeições, lembre-se: o sabor amargo tonifica a energia dos rins e o picante harmoniza a energia dos rins.

   Seguem algumas recomendações para garantir o equilíbrio do organismo no frio:

- Cuidado com o excesso de sal e açúcar, beba líquidos com equilíbrio. Uma dica: acrescente sal à comida conscientemente, e não por hábito. O mesmo vale para a ingestão de líquidos;

- Coma raízes como bardana, nabo, cenoura, frutas secas, nozes, avelã, damasco, sementes de girassol, abóbora e gergelim, amendoim cru, tofu e feijões de todos os tipos (sempre deixado de molho na véspera);

- Reduza o consumo de proteína animal. Sopas devem ser preparas com algum vegetal verde-escuro – como espinafre, couve, agrião – e legumes variados (evite a batata e a mandioquinha). Depois que escolher o legume, adicione alguma semente ou oleaginosa. No final da preparação, acrescente azeite que ajuda a aumentar a quantidade de gordura boa da refeição;

- O consumo de chás ajuda a manter a forma, já que deixam o organismo aquecido (o que diminui a sensação de fome). Inclua canela e gengibre na preparação, pois ajudam a acelerar o metabolismo e a perda de peso. Exemplos de chás: maçã com canela, frutas vermelhas com gengibre, hortelã com gengibre ou hibisco com canela.

Dra. Daniela Jobst
Nutricionista – Clínica Jobst

 *Dica do Yes Wedding: confira na galeria algumas opções de sopas da Urban Remedy! ;)

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